domingo, 3 de janeiro de 2010

Sete Maravilhas do Mundo Antigo

Segue a lista do que já foram as sete maravilhas do mundo, as sete maravilhas do mundo antigo:





Clique em Veja Mais para continuar vendo:

VEJA MAIS>>>


A grande pirâmide de Quéops


A grande pirâmide de Quéops. Somente a pirâmide de Quéops que fazia parte dessa lista, ao contrário do que muitos pensam de que eram as 3 (As 3 grandes pirâmides de Gizé). Construída a mais de 4500 anos é chamada de A grande pirâmide de Gizé, ou somente A grande pirâmide. Grande Pirâmide de Gizé foi construída como tumba real para o faraó Khufu (que dá nome à pirâmide). Sendo o mais curioso é que era a mais antiga dentre todas as maravilhas do mundo antigo  e se mantém até hoje como uma maravilha.



Jardins Suspensos da Babilônia



Os Jardins Suspensos da Babilônia são as maravilhas menos conhecidas, já que até hoje encontram-se poucos relatos e nenhum sítio arqueológico foi encontrado com qualquer vestígio do monumento. Os jardins ficavam próximos ao palácio do rei Nabucodonosor II, que os teria mandado construir em homenagem à mulher, Amitis, saudosa das montanhas do lugar onde nascera. No século V a.C., Heródoto dizia que a Babilônia "ultrapassava em esplendor qualquer cidade do mundo conhecido". Mas em 539 a.C. o império caldeu foi conquistado pelos persas e dois séculos mais tarde passou a ser dominado por Alexandre, o Grande, tornando-se parte da civilização helenística. Depois da morte de Alexandre (323 a.C.), a Babilônia deixou de ser a capital do império. Começou assim sua decadência. Não se sabe quando os jardins foram destruídos; sobre as ruínas da Babilônia ergueu-se, hoje, a cidade de Al-Hillah, a 160 quilômetros de Bagdá, a capital do Iraque.




Templo de Ártemis em Éfeso 

Construído em homenagem à deusa da caça Ártemis. Após concluído virou atração turística com visitantes de diversos lugares entregando oferendas, e foi destruído em 356 a.C. por Heróstrato, que acreditava que destruindo o templo de Ártemis teria seu nome espalhado por todo o mundo. Sabendo disso, os habitantes da cidade não revelaram seu nome, só conhecido graças ao historiador Strabo. Alexandre ofereceu-se para restaurar o templo, mas ele começou a ser reconstruído só em 323 a.C., ano da morte do macedônio.




Mausoléu de Halicarnasso


mausoléu de Halicarnasso foi o suntuoso túmulo que a rainha Artemísia II de Cária mandou construir sobre os restos mortais de seu irmão e marido, o rei Mausolo, em 353 a.C.. Hoje, os fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na Turquia. A palavra mausoléu é derivada de Mausolo.




Colosso de Rodes


Colosso de Rodes era uma gigantesca estátua do deus grego Hélioscolocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. Ela foi finalizada em 280 a.C. tendo 30 metros de altura e setenta toneladas de bronze, de modo que qualquer barco que adentrasse a ilha passaria entre suas pernas, que possuía um pé em cada margem do canal que levava ao porto. Na sua mão direita havia um farol que guiava as embarcações à noite. Apesar de imponente, ficou em pé durante apenas 55 anos, sendo abalada por um terremoto que a jogou no fundo da baía. Ptomoleu III se ofereceu para reconstruí-la, mas os habitantes da ilha recusaram por achar que haviam ofendido Hélios. E no fundo do mar ainda era tão impressionante que muitos viajaram para vê-la lá em baixo, onde foi esquecida até a chegada dos árabes, que a venderam como sucata.






Estátua de Zeus em Olímpia



estátua de Zeus em Olímpia foi construída no século V a.C. por Fídias, em homenagem ao rei dos deuses gregos — Zeus. A estátua, construída em ouro e marfim e decorada com pedras preciosas, possuía 12 metros de altura. Fídias esculpiu Zeus sentado num trono. Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória; na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia. Após 800 anos foi levada para Constantinopla (hoje Istambul), onde acredita-se ter sido destruída em 462 d.C. por um terremoto.






Farol de Alexandria


Era uma torre de mármore situada na ilha de Faros (por isso, "farol"), próxima ao porto de Alexandria, Egito, no alto da qual ardia uma chama que, através de espelhos, iluminava até 50 km de distância, daí a grande fama e imponência daquele farol. À excepção das pirâmides de Gizé, foi a que mais tempo durou entre as outras maravilhas do mundo, sendo destruída por um terremoto em 1375. Suas ruínas foram encontradas em 1994 por mergulhadores, o que depois foi confirmado por imagens de satélite.


2 comentários:

  1. Achei muito legal, e o principal eu gosto muito desse assunto, de mundo antigo, sempre fui apaixonado por História!

    Eu sou o dono do Blog do Vinicius e só fui visitar seu blog hoje porque com família nem dá para entrar no pc :D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.